fbpx

Espessuras MDF: Qual devo escolher?

Espessuras MDF: Qual devo escolher?

Por: A Fábrica Móveis Planejados |2 de março, 2020 | Blogs, Dicas, Sem categoria
Quem nunca se perguntou ao procurar um móvel planejado qual a espessura deveria escolher, dentre as diversas opções disponíveis, qual seria melhor ou qual seria mais resistente?
Espessuras MDF

Quem nunca se perguntou ao procurar um móvel planejado qual a espessura deveria escolher, dentre as diversas opções disponíveis, qual seria melhor ou qual seria mais resistente?

Hoje iremos abordar esse tema que tem gerado muitas duvidas aos nossos clientes.

Começando pela tradução da palavra MDF, que vem do inglês Medium Density Fibreboard que significa Painéis de Fibra de Média Densidade. No caso do MDF, as fibras são de madeira Pinus provenientes do reflorestamento e sob a ação de pressão e temperatura a indústria produz o
painel de MDF que dependendo do fabricante as espessuras variam de 6mm ate 25mm, sendo que o MDF é exclusivamente desenvolvido para uso interno.

Resultado de imagem para pinus plantação"
PLANTAÇÃO DE PINUS

Mas a principal informação não é apenas qual é a melhor, mas sim qual é a mais adequada dentro de cada situação.

FUNDO DOS ARMÁRIOS: O fundo no armário serve para manter as laterais e estrutura dos armários e gavetas no esquadro, as opções mais utilizadas são os painéis de 3mm e 6mm, sendo o painel de 3mm fino e muito frágil, muitas lojas utilizam esse fundo buscando um custo menor mas é um painel mais suscetível ao mofo por ser fino e CRU na parte externa do móvel.

O painel de 6 mm é o ideal pois possui acabamento em ambos os lados, trazendo maior resistência em caso de umidade e também por ser mais grosso que o de 3mm se torna um painel mais firme, além de ser utilizado não somente em fundo de armários e gavetas mas também para engrossamento de painéis como o tamburato ( painel de 45mm ).

FUNDO DE 3MM E 6MM RESPECTIVAMENTE

ESTRUTURA DOS ARMÁRIOS, CAIXARIA, LATERAIS: Na estrutura dos armários a duvida é exatamente se devemos escolher o painel de 15mm, 18mm ou 25mm. Então vamos aos números.

A mesma quantidade de fibra é utilizada em ambos os painéis, ou seja, a mesma massa será compactada em todas as espessuras, podemos concluir que o painel de 15mm se torna mais resistente devido a ser mais compacto que o de 18mm e que o de 25mm, o que diminui o risco de empenamento na chapa, além de estruturas e caixarias o MDF de 15mm é utilizado em painéis de televisão, cabeceiras, nichos, tamponamentos e muitos outros, além de portas.

PORTAS E FRENTES DE GAVETA: Como dito acima o painel de 15mm é mais resistente, por isso pode ser utilizado em todo o móvel;  Outro detalhe muito importante nessa escolha é exatamente o custo beneficio. Além de ser o melhor painel seu valor é melhor comparado as chapas de 18mm e de 25mm.

No painel de 18mm temos as opções em laqueados que são aqueles acabamentos brilhosos ou foscos de diversas cores disponíveis, devido ao melhor encaixe quando escolhido esse acabamento, o painel de 18mm se torna a melhor escolha.

Mas eu não posso escolher o painel de 18mm para meus armários?

Pode sim, mas em questão de estrutura não fara diferença alguma apenas o valor do seu orçamento será superior.

E o painéis de 25mm e 45mm?

O painel de 25mm é muito utilizado em prateleiras e quando o cliente quer tamponar os armários para um acabamento mais visível, mas é estético, não estrutural, o de 45mm para prateleiras com iluminação, por ser feito na junção dos painéis padrão ate somar a espessura de 45mm, há painéis maciços e painéis ocos onde é muito utilizado para passagem de fiação quando há inclusão de leds e acessórios de iluminação.

Com todas essas informações concluímos que há muitos detalhes a serem visto na hora da escolha da loja em que ira orçar. O importante é selecionar as que trabalham com o mesmo padrão.

CAIXARIA SEM FITA DE BORDA E COM FITA DE BORDA.

Bônus: Além da espessura da estrutura, é muito bom verificar se na loja escolhida o modelo de caixaria será toda fitada, para redução de gastos muitos acabam por não colocar fita de borda nos acabamentos da parte inferior que ficara próxima ao chão onde não é visto e também em cima onde será colocada a pedra que também não fica visível, se sua ideia é um material durável e mais resistente a temida umidade, é bom saber disso na hora da escolha, ninguém quer seu armário novinho estufando por isso não é mesmo.

Fique sempre de olho em nosso blog para conferir mais posts de dicas! 😉

A Fábrica Móveis e Planejados

Tags: ,
Social
Enviar Mensagem
1
Olá, como podemos ajudar? Gostaria de solicitar um orçamento?